Folha de SP – Brazil Trade with Mercosur Falling, Increasing with U.S. and China

Folha de São Paulo reports that, despiste ongoing economic uncertainty in Europe, Brazil’s    trade this year fell faster with other Mercosur members than with the European Union. Brazil sold 10.3 percent less to Argentina, Paraguay, and Uruguay this year than last, while exports to Europe were down 5.1 percent for the same period. Nevertheless, trade with the United States was up 27.5 percent this  year, largely due to oil exports. Trade with China grew 9.3 percent over the same period.

 

Exportação cai para o Mercosul, mas cresce para os EUA

O barulho maior vem da Europa, mas os dados mostram que os problemas mais relevantes para o Brasil no comércio exterior estão no Mercosul. Neste ano, as vendas para o bloco sul-americano estão caindo em ritmo mais forte do que as exportações para a União Europeia.

De janeiro a maio, o Brasil vendeu para Argentina, Paraguai e Uruguai 10,3% menos que no mesmo período de 2011. É o pior resultado entre os quatro principais destinos das exportações.

Mercado reduz projeção de PIB pela 7ª semana para 2,18% neste ano
Barreiras comerciais da Argentina reduzem interesse de empresários
Endividamento alto e expansão do crédito no Brasil preocupam o BIS

O bloco europeu, em grave crise, cortou as compras do Brasil em 5,1% no período.

O aumento da demanda de China e Estados Unidos está compensando a queda das exportações para os dois blocos. O que mais surpreende é a forte recuperação das vendas para os EUA, que crescem 27,5% em 2012.

A queda no Mercosul é especialmente preocupante, pois a região é a principal importadora de industrializados do Brasil. No ano passado, os três países consumiram US$ 25 bilhões em manufaturas brasileiras, 27% do total exportado por nós.

Neste ano, até maio, a total venda de manufaturados do Brasil sobe 5,2%, mas recua 9,5% para o Mercosul.

Além da desaceleração econômica do bloco, as vendas para o Mercosul caem, principalmente, por causa do aumento das barreiras comerciais na Argentina.

Em meio à crise europeia e ao esfriamento da demanda doméstica, é mais um fator que puxa nosso crescimento brasileiro para baixo. A aposta mediana do mercado é que o Brasil cresça 2,3% em 2012.

A indústria, que desde 2011 tem desempenho pífio, é o setor mais prejudicado, já que 90% do que o Mercosul compra de nós é manufatura.

“O protecionismo argentino se intensificou e a economia do país está muito fragilizada. As exportações vão cair ainda mais neste ano”, diz Roberto Giannetti, diretor de comércio exterior da Fiesp.

RETOMADA AMERICANA

O forte aumento das vendas para os EUA em 2012 é puxado pela alta de 70% na exportação de petróleo, mas também houve crescimento expressivo em itens como laminados, aviões, carros e transformadores.

Segundo José Augusto de Castro, da Associação de Comércio Exterior do Brasil, o país foi beneficiado pela decisão política dos EUA de diversificar seus fornecedores de petróleo. O item já representa mais de um quarto da demanda americana por produtos brasileiros.

Para Gabriel Rico, presidente da Câmara de Comércio Brasil-EUA, a alta também reflete uma recomposição dos estoques das empresas americanas, devido à retomada da economia do país.

Passado esse efeito, diz ele, o crescimento das vendas para os EUA tendem a perder fôlego. “A economia está se recuperando, mas é gradual.”

A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, diz que esse é um ano difícil por causa da crise externa. Até maio, o total das nossas exportações sobe apenas 3,4%, e a expectativa não é de melhora. Em 2011, o crescimento total foi de 27% ante 2010.

“Se conseguirmos crescer 3% em 2012, ou mesmo manter o valor exportado no ano passado, já será um resultado bastante positivo”, diz ela.

Editoria de Arte/Folhapress
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s